Estações do Ano

Hades o senhor do submundo, governante dos mortos, um dia visitou a Terra dos vivos e conheceu Perséfone, ficou impressionado com sua beleza e nem pensou corteja-la, em vez disso a raptou e levou-a para o submundo.

Perséfone se tornou prisioneira do reino de Hades. Sua mãe Deméter ficou desesperada e viajou o mundo a procura da filha.

Zeus enviou Hermes para libertar Perséfone, mas Hades não suportava desistir da amada. Arquitetou um plano para que ela ficasse para sempre no submundo.

Segundo suas leis quem se alimentasse no Submundo nunca mais poderia voltar para a terra dos vivos.
Hades então induziu Perséfone a comer sementes de romã. Isso fez com que ela passasse a pertencer legalmente ao Submundo.

Nem mesmo Zeus poderia desafiar esta lei. No entanto os Deuses fizeram um acordo com Hades: Perséfone viveria com Hades no Submundo metade do ano e a outra metade ficaria na terra dos vivos com a mãe.

Por isso as estações mudam. Quando Perséfone está com a mãe, as flores desabrocham e as plantações crescem e dão frutos, ocorre então a primavera e o verão. Mas, quando está com o marido no Submundo, as plantas na Terra murcham e morrem, acontecendo o outono e o inverno. 

É a felicidade e tristeza de Deméter, Deusa da fertilidade, divindade da agricultura e mãe de Perséfone, que define as estações do ano.

Mitologia Grega

Comentários

Postagens mais visitadas