Quem sou eu?
Eram 3 horas da manhã e Schopenhauer estava num pequeno Parque, ainda estava escuro, o guarda do Parque ficou preocupado ao ver que havia alguém no parque aquela hora da noite. Ele ergueu a lanterna, pegou sua bolsa e entrou no jardim e Schopenhauer estava caminhando e falando consigo mesmo e com as árvores.
O guarda começou a se perguntar se um lunático haveria entrado no parque, o homem estava falando sozinho. A distância ele gritou:
- Quem está aí? De onde veio porque veio? O que você quer?
E Schopenhauer riu às gargalhadas e disse:
- Porque você faz essas perguntas que ninguém conseguiu responder até hoje? Quem é você me pergunta? Passei quase a vida toda fazendo esta mesma pergunta e ainda não encontrei resposta. Você pergunta de onde venho, até hoje ninguém foi capaz de dizer de onde venho, é impossível saber. Você pergunta "porque você veio?" eu não sei porque vim.
O guarda deve ter pensado que o homem estava louco porque não sabia responder a nenhuma das suas perguntas. Mas quem estava mais louco? Schopenhauer ou Guarda? Quem era louco?
Moral da história: se você tem a falsa crença de que sabe é possível que esteja louco, mas não saber é o mais comum entre os seres humanos é a condição humana não se trata de loucura.
Desconheço o autor
Arthur Schopenhauer foi um filósofo Alemão do século XIX, viveu 72 anos, influenciou grandes nomes.
Comentários
Postar um comentário